Melhores práticas de gestão com DRE Gerencial

Melhores práticas de gestão com DRE Gerencial

7 de agosto de 2023 Blog 0

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) Gerencial é uma ferramenta valiosa para auxiliar os gestores a tomar decisões estratégicas e operacionais.

Aqui estão algumas das melhores práticas de gestão que podem ser aplicadas ao utilizar a DRE Gerencial:

Identificar e analisar tendências:

Acompanhe as variações dos principais indicadores ao longo do tempo.

Isso permitirá que você identifique tendências positivas ou negativas em receitas, custos e despesas. Essa análise ajuda a tomar decisões proativas para ajustar o curso quando necessário.

Comparação com orçamento:

Compare os valores reais da DRE Gerencial com o orçamento previsto, isso ajudará a identificar discrepâncias e entender as razões por trás delas.

Essa comparação ajuda a ajustar o planejamento e os gastos futuros.

Análise de margens:

Calcule e analise as margens bruta, operacional e líquida. Isso fornece insights sobre a eficiência das operações, os níveis de lucratividade e a capacidade de controlar os custos.

Segmentação de receitas e custos:

É possível as receitas e os custos em diferentes segmentos de negócios, produtos ou serviços.

Isso ajuda a entender quais áreas estão contribuindo mais para o resultado geral, e quais podem estar enfrentando desafios.

Identificação de custos fixos e variáveis:

Analise os custos fixos e variáveis da empresa. Isso pode ajudar a determinar a flexibilidade dos custos e a adaptar os gastos de acordo com as mudanças nas condições de mercado.

Avaliação de investimentos:

Utilize a DRE Gerencial para avaliar o retorno sobre investimentos em novos projetos ou iniciativas. Isso ajuda a decidir quais investimentos são mais viáveis e alinhados com os objetivos da empresa.

Alocação de recursos:

Com base na análise da DRE Gerencial, aloque recursos de maneira mais eficiente. Isso pode envolver redistribuição de orçamentos, redução de custos em áreas menos rentáveis ou investimento em áreas de alto desempenho.

Monitoramento de despesas:

Analise as despesas detalhadamente para identificar oportunidades de redução de custos, como eliminar gastos desnecessários ou renegociar contratos.

Avaliação de preços:

Use a DRE Gerencial para avaliar a sensibilidade dos lucros às mudanças nos preços de vendas ou nos custos. Isso ajuda a determinar o ponto de equilíbrio e a definir estratégias de precificação.

Análise de cenários:

Realize análises de cenários para entender como diferentes fatores, como mudanças nas receitas, custos ou condições de mercado, afetam a DRE. Isso ajuda a preparar a empresa para possíveis flutuações.

Comunicação e engajamento:

Compartilhe as informações da DRE Gerencial com a equipe de gestão para promover a compreensão e o engajamento. Isso ajuda a construir uma cultura de responsabilidade e foco nos resultados.

Lembrando que a DRE Gerencial pode ser adaptada de acordo com as necessidades específicas da sua empresa.

A chave é usar essa ferramenta como um guia para tomar decisões informadas e estratégicas que impulsionem o desempenho e a lucratividade da organização

KPI's que devem ser monitorados a partir da DRE gerencial:

Os Key Performance Indicators (KPIs) ou Indicadores-Chave de Desempenho são métricas específicas que permitem medir o progresso em direção a metas e objetivos organizacionais.

Ao monitorar a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) Gerencial, você pode selecionar diversos KPIs que fornecerão insights importantes sobre o desempenho financeiro e operacional da sua empresa.

Aqui estão alguns KPIs que podem ser monitorados a partir da DRE Gerencial:

Margem bruta:

Calculada como (Receita Bruta – Custo dos Produtos Vendidos) / Receita Bruta, a margem bruta indica a eficiência na produção ou aquisição de produtos.

Margem operacional:

Calculada como Lucro Operacional / Receita Líquida, a margem operacional mede a eficiência das operações da empresa em relação à receita.

Margem líquida:

Calculada como Lucro Líquido / Receita Líquida, a margem líquida mostra a lucratividade geral da empresa após a consideração de todos os custos e despesas.

EBITDA (Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização):

O EBITDA reflete o desempenho operacional da empresa, excluindo os efeitos de financiamento, depreciação e amortização.

Gastos Gerais e Administrativos (SG&A):

Monitorar a porcentagem de despesas administrativas em relação à receita pode ajudar a avaliar a eficiência do gerenciamento de despesas.

Taxa de crescimento da receita:

Calculada como ((Receita Atual – Receita do Período Anterior) / Receita do Período Anterior) * 100, essa taxa indica o crescimento das vendas ao longo do tempo.

Custo de Aquisição de Clientes (CAC):

Relacione os custos de marketing e vendas ao número de novos clientes adquiridos durante um período.

Churn Rate:

Se apropriado para o seu negócio, acompanhe a taxa de perda de clientes ao longo do tempo.

Break-even Point:

Calcule o ponto de equilíbrio onde as receitas igualam os custos, ajudando a entender a quantidade de vendas necessária para cobrir os custos.

Lucro por funcionário:

Divida o lucro líquido pelo número total de funcionários para avaliar a eficiência da equipe.

Margem de Contribuição:

Calculada como (Receita Líquida – Custos Variáveis) / Receita Líquida, essa métrica mostra quanto cada unidade vendida contribui para cobrir os custos fixos.

Ciclo Financeiro:

Calcule o tempo médio que leva para converter estoques e contas a receber em caixa. Isso pode ajudar a identificar ineficiências nos processos;

Taxa de Conversão de Vendas:

Avalie a eficácia das vendas dividindo o número de vendas pelo número de leads ou oportunidades;

Escolha os KPIs que se alinham melhor aos objetivos estratégicos da sua empresa e às áreas que você deseja monitorar de perto.

Lembre-se de que a escolha dos KPIs certos é crucial para garantir que você esteja obtendo insights relevantes e acionáveis a partir da análise da DRE Gerencial.

A plataforma P-POV está preparada para você elaborar e acompanhar uma Demonstração do Resultado do Exercício Gerencial conforme a necessidade de sua empresa, possibilitando também a parametrização de KPI’s que permitirão extrair da DRE os insights e informações necessárias para o alcance da excelência de gestão e atingimento de metas.


Agende uma demonstração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *