Sinais de que você precisa de uma plataforma de planejamento empresarial

Sinais de que você precisa de uma plataforma de planejamento empresarial

30 de setembro de 2019 Blog 0
Como aumentar a produtividade no planejamento orçamentário?

Se antecipar aos custos e despesas essenciais para a operação da empresa, esse é o papel do planejamento financeiro, é nele que se define o orçamento e as estratégias de controle, que fazem parte da gestão orçamentária.

Com a gestão orçamentária, você poderá adaptar o comportamento organizacional e direcionar o foco das ações operacionais para cumprir as metas e objetivos da empresa

Após implementar uma plataforma de planejamento empresarial altamente (EPM) flexível e que alinha metas financeiras e operacionais de forma conectada e dinâmica em uma única solução, a maioria dos clientes consegue salvar, em média,6 dias completos de trabalho em processos de controladoria e financeiros. Após isso, a maioria dos clientes conseguem finalizar um planejamento orçamentário em apenas algumas horas, deixando-os livres para aprimorar estratégias de análises e construtivas para a empresa.

 

Mas, vamos aos sinais de que você precisa de uma plataforma de planejamento empresarial.

 

Você e sua equipe perdem muito tempo planejando o orçamento

Em alguns casos, um planejamento pode levar até 6 meses e custar mais de 50% do tempo do seu time, focado em uma atividade que pode ser otimizada, somente preparando sua empresa para o próximo ano em relação ao orçamento.

Se o seu time financeiro e controladoria gasta a maior parte do tempo preparando, revisando e finalizando o planejamento anual orçamentário, então está na hora de você considerar uma plataforma de planejamento empresarial. Com ela, você poderá focar a maior parte do tempo, fazendo com que seu time consiga ter ideias colaborativas para a empresa.

 

Você não consegue planejar o futuro da sua empresa

Embora, as duas coisas não estejam 100% relacionadas, a previsão do negócio é uma parte importante da saúde financeira de uma empresa. Pare e pense: Você consegue enxergar o futuro financeiro da sua empresa? O quão longe você consegue enxergar esse futuro? 3 meses? 6 meses? 1 ano? 3 anos? 10 anos? Você conseguiria criar um Rolling Forecast?

As empresas que utilizam o excel como ferramenta de planejamento, geralmente têm o forecast desatualizado em questão de pouco tempo após estarem finalizados. Principalmente por serem estáticos e com uma data fixada, o que dificulta a perspectiva do forecast.

Já as ferramentas de planejamento empresarial te dão o poder de trabalhar com dados atualizados e colaborativos, que podem ser sensíveis a qualquer detalhe que for atualizado na sua empresa. Um forecast preciso pode te proporcionar uma visão clara da saúde financeira da sua empresa, tanto no presente quanto no futuro, fazendo com que o seu planejamento seja muito mais preciso e garanta o sucesso da sua empresa.

 

Quer saber mais? Veja como o P-POV pode ajudar você e sua empresa no controle orçamentário e em planejamentos colaborativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *